2020

9º Cinecipó – Festival do Filme Insurgente

Nossa edição de 2020 aconteceu de 30/11/20 a 30/12/20! A programação foi online por conta da pandemia e acessada por este nosso site.

Exibimos 55 curtas e 12 longas. A curadoria foi coordenada por Cardes Amâncio, Fabiana Leite e Luís Flores, com o reforço dos curadores e curadoras jovens selecionados a partir de um chamado público: Carina Maciel Gonçalves, Diego Silva Souza, Gabriel Augusto Reis de Araújo, Iakima Delamare Nascimento Ruas, Larissa de Freitas Muniz e Pedro Rena Todeschi. A proposta do Cinecipó com a incorporação da curadoria jovem é ampliar a multiplicidade de olhares sobre a escolha dos filmes e propiciar aos jovens, que já vêm desenvolvendo atividades relacionadas com o cinema, uma vivência de curadoria em um festival que já tem uma trajetória e recebe um volume considerável de obras. Confira os filmes exibidos em 2020.

Ao longo do festival foram onze conversas com realizadoras/es, reunidos pelas aproximações entre suas obras, gravadas e disponíveis em uma playlist no nosso canal.

Também organizamos o seminário “Reconquistando Territórios”, com Ailton Krenak, Geni Nuñez, Sabrina Fernandes e Thiago Torres (Chavoso da USP). O mote foi retomada de territórios usurpados e a manutenção dos que estão em perigo. À noção de propriedade devemos opor a noção de posse. Tem a posse quem cuida de um território, com ele estabelece uma forte ligação de vida, que resulta numa potente força de luta para reaver um território tomado ou proteger um que esteja sob ameaças. O seminário aconteceu em dezembro de 2020 durante a pandemia e pode ser assistido em nosso canal.

Exibimos a sessão especial com diversos documentários, videoaulas, retratos e cantos, frutos da produção fílmica do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, que desde 2014, no esforço de criar práticas pluri-epistêmicas de ensino e pesquisa, acolheu dezenas de mestras e mestres das culturas afro-brasileiras, indígenas e populares, que ministram disciplinas oferecidas a todos os cursos de graduação. Foram duas rodas de conversa ao vivo com mestras e mestres dos saberes, que estão gravadas.

Tivemos a oficina “Crítica Reparadora: Práticas Implicadas”, com Juliano Gomes e oficina “Cinema de montagem”, com Renato Vallone

______________________________________

Nosso livro “Cinema: políticas da imagem” pode ser adquirido aqui. Foi organizado pelo Cinecipó, Centro Federal de Educação Tecnológica e Grupo de Pesquisas Tecnopoéticas. Foi lançando em agosto de 2020 e as gravações das lives com os autores podem ser assisitidas em nosso canal do Youtube. O chamado para o 2º volume se encerrou em 31/10/20 e nossa expectativa é lançar o livro em 2021.

Estamos com o chamado aberto para o Cinema dos Quilombos: uma curadoria / pesquisa que pretende fazer um levantamento contínuo de obras realizadas em e sobre quilombos. Além de disponibilizar futuramente esse estudo para consulta de todos interessados, realizaremos mostras e debates. As inscrições de filmes podem ser feitas aqui.

O 9º Cinecipó contou com patrocínio da MGS e foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (projeto 0907/2018).